segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Natal!




Mais uma vez cá estamos nós na época natalícia.
Apesar da austeridade e de os rendimentos das pessoas ter encolhido substancialmente, na maior parte dos casos, ainda se veêm centros comerciais apinhados de gente a gastarem em grande suma em qualquer promoção que apareça. Não estou com isto a criticar, pois é necessário haver circulação de dinheiro para eu e outros manterem os seus empregos e para crescer a economia do País. O que vejo, é o esforço que as pessoas fazem para oferecer qualquer coisa a alguém, apesar de lhes fazer falta. Mas o que retiro daqui é a mentalidade que está enraizada profundamente nas nossas tradiçoes, que apesar das dificuldades se veêm empelidas ou até mesmo como obrigação devido a um certo status quo, ou outras razoes sejam elas quais forem.
Nesta quadra as pessoas ficam mais stressadas, deprimidas e até mesmo desesperadas. Mas volto a frisar, que é necessário haver estes gastos para bem da economia e mercados nacionais, não querendo com isto dizer que esteja de acordo com as politicas que o actual governo implementa. Mas visto eu proprio trabalhar no comércio, pelo que vejo e oiço, na maior parte dos casos as pessoas encontram-se com descrevi em cima.
Se formos bem a ver, estão endividadas até aos ossos com doze créditos para pagar outros doze créditos, porque o consumismo ultrapassa qualquer limite de bom senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário